Wednesday 23 June 2010

Sinta-se vivo

As emoções são dadas por Deus e constituem reações espontâneas aos eventos da vida. Cada pessoa percebe um determinado acontecimento de forma particular, que por sua vez, gera uma emoção que provoca, no mínimo, três reações: comoção desenfreada, que se torna destrutiva para nós mesmos e para os demais; negação de sua validade; direcionamento da emoção de maneira apropriada e saudável para a situação. As emoções, em si mesmas, não são boas nem ruins. O problema reside nos pensamentos que geram emoções e nos comportamentos delas resultantes. Como são espontâneas, as emoções não duram por um longo período, a não ser que sejam nutridas pela mente e pela vontade. São uma luz de advertência para nos lembrar de reexaminar o que estamos pensando.

As emoções determinam nossas atitudes e comportamentos. Em geral, as emoções são a exteriorização daquilo que cremos. Por exemplo, se cremos na soberania e no controle exercido por Deus sobre todas as coisas, substituimos o medo e a preocupação por paz e contentamento.

Quando a pessoa se envergonha por ter uma reação emocional, sua tendência é proteger-se bloqueando essas emoções e deixando de percebê-las conscientemente. Constrangidos pela vergonha, nós somos incapazes de expressar a emoção de maneira adequada e saudável. Como as emoções são interligadas, negar emoções dolorosas também significa enterrar as agradáveis, e o resultado costuma ser um entorpecimento emocional.

Por isso, Paulo não condena a ira(uma emoção que indica que um limite foi ultrapassado), mas aconselha os efésios a lidar com ela rapidamente. A ira, quando somada à mágoa e à vergonha, pode transformar-se em amargura e propiciar terreno fértil para outras tentações.

"Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos pertube, e, por meio dela, muitos sejam contaminados." Hb. 12:15



O sofrimento não torna uma pessoa automaticamente mais forte ou melhor. A maneira de reagir ao sofrimento determina se a dor a torna melhor ou mais amarga. Deus providenciou Tua graça para dar tranquilidade em situações dolorosas.

Ser capaz de experimentar dor ou alegria, tristeza ou ira, é sentir-se vivos. Você não causa apenas dano a si mesmo e limita seu potencial em Cristo, quando nega ou abafa suas emoções, mas também, diminui sua compreensão de quem Deus é. A emoção- que é um desejo apaixonado e sincero- faz parte da energia que liga os cristãos a Deus e uns aos outros de forma rica e significativa.

Quando as lembranças dolorosas emergirem, você pode levá-las a Deus para serem curadas e restauradas, permitindo que Ele remova a vergonha vinculada a tais lembranças.

"Por que estás abatida, ó minha alma?
Por que te pertubas dentro de mim?
Espera em Deus, pois ainda O louvarei
a Ele, meu auxílio e Deus meu." Sl. 42:5

(Estudo extraído da Bíblia da Mulher)

No comments:

Post a Comment

Leave your comment